24/10/2021

Alavancagem: aprenda como funciona na Bolsa de Valores

como investir na bolsa

Se quer saber como investir na bolsa, primeiro, tem que perceber a terminologia associada a este setor. Não se assuste com estes termos todos que vai encontrar no Dicionário da Bolsa e que preparámos para si. Porque numa fase inicial, não vai precisar da maioria. Mas sabe o que é alavancagem?

Aprenda como funciona a alavancagem na bolsa

Alavancagem é a relação mais que proporcional entre as perdas ou ganhos resultantes do investimento e a variação do preço do ativo subjacente ou do indexante. Resulta de um processo através do qual um investidor amplia os ganhos e as perdas potenciais, aumentando, consequentemente, o risco.

Leia ainda: Sabe o que é abertura de posição?

Este processo pode ser desencadeado pelo próprio investidor. Investindo mais do que os seus recursos próprios (através da obtenção de capital emprestado), ou por via de instrumentos financeiros derivados. Obtendo o mesmo efeito na medida em que à partida apenas é exigido o desembolso de uma parte. Isto é, uma margem do montante total do valor do investimento a que o investidor fica exposto.

Não perca:  Apresentação: DEGIRO

Disclaimer: Todos os conteúdos que vai encontrar neste site são meramente educacionais e informativos. Não devem ser considerados como aconselhamento de investimento, nem de compra ou venda de ações. Nunca se esqueça que investir tem sempre riscos associados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*