24/10/2021

Sabe o que é distribuição de dividendos?

como investir na bolsa

Se quer saber como investir na bolsa, primeiro, tem que perceber a terminologia associada a este setor. Não se assuste com estes termos todos que vai encontrar no Dicionário da Bolsa e que preparámos para si. Porque numa fase inicial, não vai precisar da maioria. Mas sabe o significa distribuição de dividendos?

Sabe o que é distribuição de dividendos?

Dividendo é o montante em dinheiro distribuído pelas sociedades anónimas ao titular de uma ação a título de participação nos seus lucros. A distribuição de dividendos depende da existência de lucros distribuíveis e de deliberação da assembleia geral da sociedade.

Sabe o que é uma opção de compra?

Uma opção de compra (ou call option) é o direito de comprar o ativo subjacente em determinadas circunstâncias ou condições, incorporado em determinados instrumentos financeiros. Como warrants autónomos e contratos de opções. Saiba ainda que o contrato de opção atribui um direito de aquisição (opção de compra) ou alienação (opção de venda) de um ativo (ativo subjacente) a um dado preço (preço de exercício). O vendedor assume, assim, a obrigação de vender (se a opção for de compra) ou comprar (se a opção for de venda) o ativo.

Leia ainda: Sabe como funciona a alavancagem na bolsa de valores?

O comprador fica com o direito, mas não a obrigação, de comprar (se a opção for de compra) ou de vender (se a opção for de venda) o ativo. A assimetria de direitos e obrigações entre vendedor e comprador tem como contrapartida o pagamento de um preço (prémio) pelo comprador ao vendedor.

Leia ainda: Sabe o que é abertura de posição?

O exercício do direito pode ser feito exclusivamente no fim do prazo (opções de estilo europeu). Ou ao longo de todo o prazo (opções de estilo americano). As opções podem ser objeto de liquidação física (situação em que o vendedor entrega a mercadoria vendida) ou liquidação financeira (situação em que não há entrega física da mercadoria, mas somente um acerto de contas em função do preço de mercado do ativo na data da liquidação). Os contratos de opções permitem que qualquer uma das partes reverta (vide, Encerramento/Fecho de Posições e Reversibilidade) a sua posição contratual fazendo uma operação contrária à inicial.

Disclaimer: Todos os conteúdos que vai encontrar neste site são meramente educacionais e informativos. Não devem ser considerados como aconselhamento de investimento, nem de compra ou venda de ações. Nunca se esqueça que investir tem sempre riscos associados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*